Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- Pedro e a cruz

Consideremos o contexto de Mateus 16:13-28. Depois de haver perguntado sobre a opinião dos homens acerca de Sua pessoa, o Senhor se interessou em conhecer o que pensavam seus próprios discípulos acerca de quem era Ele. Diz nos versículos 16-18:
" Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela ".
Simão, que significa uma palha dócil ao vento, dominado por seu voluntarioso caráter, quando veio ao Cristo, O Senhor trocou seu nome, porque começou a transformá-lo, e em vez de Simão lhe chamou Pedro, uma pedra (Jo 1:42), neste caso uma pedra viva para a construção da casa de Deus (1 Pedro 2:5). Se não somos transformados em pedras, não podemos ser edificados apropriadamente, e não podemos ser edificados só nem em grupos independentes; nossa edificação é na comunhão de todos os santos. A transformação tem suas etapas, e em cada etapa encontramos lições para aprender.Aqui vemos também que sem a revelação divina não se pode conhecer ao Senhor Jesus; e como só o Pai conhece o Filho, só se pode conhecer o Filho pela revelação do Pai. A Pedro foi revelada, pelo Pai, a identidade do Filho; logo o Filho revela a da Igreja, e lhe diz que a partir desse momento Pedro faz parte da Igreja, é uma pedra viva para a edificação da casa de Deus, devido à confissão que havia feito a respeito do Filho. De maneira que Pedro já era um crente e membro da Igreja, na economia de Deus. Apesar do anterior, era Pedro já um crente maduro e vencedor? Vejamos.De acordo com o seguinte contexto, Pedro estava longe de ser um cristão maduro, sem ter em conta que depois ofereceu ao Senhor defendê-lo com sua espada, de não abandoná-lo, mas já vemos que o Evangelho nos diz que o deixou só e o negou. Dizem os versos 21-23:
" 21 Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.22 E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens ".
Aqui vemos o crente Pedro sem entender para nada a cruz de Cristo e menos sua própria cruz. A Igreja não pode ser edificada sem crucificação e ressurreição, e um crente carnal dificilmente pode estar disposto a tomar a cruz. Tenhamos por claro que o homem natural e Satanás caminham e cavalgam juntos, e que o crente vencido não se diferencia muito; e quando não temos a mente de Cristo, não podemos cumprir o propósito de Deus, senão que somos pedra de tropeço para o Senhor. A raiz destas considerações se pode entender as palavras do Senhor nos versículos 24 e 25:
" 24 Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.25 Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á".Esse negar a si mesmo, é negar a velha natureza herdada de Adão. De maneira, pois, que há duas classes de crentes: os que negam a si mesmos e tomam sua cruz, e os que não o fazem. Pedro tinha que perder a vida de sua alma, e tomar a cruz; Pedro estimava mais sua vida natural que os propósitos de Deus; Pedro não podia entender, todavia o plano de Deus, e a mente de Deus; era necessário que Pedro negasse a si mesmo e tomasse sua cruz. Só se submete a Cristo um crente vencedor.Se a Igreja não se submete a Cristo, os demais seres não se submeterão, e só a cruz faz com que o nosso eu vá minguando e Cristo vai crescendo em nós, no mais íntimo de nosso ser. Contemplamos a mulher samaritana de João 4; ela cria em Deus, sabia da promessa de um Messias, e o esperava, mas sua vida estava fundida em espessas trevas do pecado; buscava a solidão e a obscuridade, e não se atrevia a deixar-se ver a cara, pois a luz a incomodava; sua consciência não a deixava tranqüila; sua conduta a fazia caminhar por veredas torcidas; a carne a escravizava. Mas um dia o Senhor foi a buscá-la, e a esperou que viesse buscar água no poço de Jacó. Ao ter o encontro com Cristo, Ele lhe deu de beber da água viva; foi algo penetrante que deu uma grande virada na vida desta mulher, e já não teve mais sede, e deixando o cântaro, correu a dar testemunho. Também nós, quando chegarmos a ser vencedores, é quando não nos importará mais o cântaro; o deixaremos de um lado do poço, e correremos a proclamar que Jesus Cristo é o Senhor. Mas para isso é necessário que de nosso interior corram rios de água viva. Temos dito que nós, os crentes, já fomos crucificados com o Senhor, mas agora o Senhor nos diz que devemos levar a cruz. Se nosso velho homem já morreu na cruz, agora devemos negá-lo. Para que fazer viver a um defunto que estorva a obra do Senhor? Já o Senhor ressuscitado vive dentro de nós, e nós Nele.
De havermos negado a nós mesmos e de havermos levado a cruz ou não, depende nossa situação quando o Senhor regressar e tivermos que comparecer ante Seu tribunal. Os versículos 26-27 dizem:
" Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras ".A vida da alma é a vida natural, a vida do ego. A vida psíquica deve ser tratada pela cruz, do contrário seguiremos como Pedro em sua situação de Mateus 16 e outros textos. Na hora mais amarga do Senhor, Pedro e todos os amigos íntimos do Senhor o abandonaram; e não só eles; nós fazemos o mesmo hoje em dia. Não queremos acompanhar o Senhor nesta hora crucial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário