Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- O vencedor não sofrerá dano da segunda morte

"Ao que vencer, não sofrerá o dano da segunda morte" (Ap. 2:11).O Senhor aqui fala a todos os crentes, e particularmente aos de Esmirna. O que eles têm que vencer neste caso? Satanás, o máximo que pode nos causar, se o Senhor permitir, é fazer uso da morte contra nós, e ele pode usar os poderes do Estado e das instituições religiosas de toda índole, mesmo as eclesiásticas de tipo cristão. Vemos em toda a história que há muitas instituições e organizações que pretendem ter o hereditário direito de ser a legítima Igreja ou povo do Senhor, e delas os vencedores recebem perseguição e tribulação, ou pelo menos o menosprezo, difamação mediante libelos, programas de rádios e outros meios. Isso é a realidade da história da Igreja em todos os tempos, mas o Senhor já havia advertido. A vitória aqui se trata da fidelidade ao Senhor até a morte. Satanás sabe que está derrotado, e Jesus Cristo já conquistou a vitória, o Filho de Deus, mediante o derramamento de seu precioso sangue na cruz; vertido até a morte, mas com o resultado de uma poderosa ressurreição e gloriosa ascensão ao Pai nos céus, enviando logo Seu Santo Espírito e dando vida à Igreja, que é Seu Corpo, a qual faz efetiva a sentença contra Satanás agora, e em especial aos vencedores. Irmão, se és infiel terminas em derrota. Se fugires do sofrimento, foges de todo compromisso que, inclusive, te pode levar até o martírio, estás em derrota. Se amas mais a tua própria vida e não estás disposto a oferecê-la pelo Senhor, sofrerás o dano da segunda morte. Mas Façamos uma curta analise destes conceitos. Para entender isto é fundamental que saibamos que há duas categorias de crentes, os vencedores e os derrotados. Quando a Escritura fala de vencedores, é porque há cristãos derrotados. Os vencedores são os cristãos que, no marco da Palavra de Deus, são crentes espirituais normais, e os derrotados são os crentes carnais. Um cristão carnal é um crente anormal. Os crentes de ambas as categorias são salvos pela eternidade, alguns serão salvos assim como pelo fogo, ou seja, sendo castigados. Assim como não é o mesmo a vida eterna que a coroa da vida, tampouco se deve confundir a morte eterna ou segunda morte, com o dano da segunda morte. Sofrer dano da segunda morte se relaciona com o castigo temporário no reino milenar. Lemos em 1 Coríntios 3:15:" se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo".Quando a Palavra de Deus diz que os vencedores não sofrerão dano da segunda morte, significa que os derrotados sim a sofrerão. Sofrer um castigo temporal na Geena, ou algum lugar parecido, é sofrer dano da segunda morte. Não sofrerão a segunda morte, mas se lhes causará dano, dor. Que não sofrerá a segunda morte nos diz João 10:27-28, assim:"27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.". "39 E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia." (João. 6:39). "Dos que me deste não perdi nenhum" (João. 18:9b).
Note que diz que não perecerão jamais; não diz que o que se extraviar pelo pecado, se perde eternamente. O crente que peca, será julgado por seu pecado e castigado, mas não perde sua salvação. A salvação eterna não guarda nenhuma relação com nossas obras ou comportamento (Efésios 2:8-9).Ressurreição significa passar da morte para a vida. Como veremos no capítulo sete, o crente deve passar por um processo de ressurreição. O normal é que todo crente experimente três ressurreições. Toda pessoa humana nasce morta em pecado; quando crê, é regenerado, experimenta o novo nascimento. Isto é a primeira ressurreição pessoal de que já falamos. O espírito passa da morte à vida quando cremos; mas vem logo uma segunda ressurreição: a alma vai experimentando sua ressurreição na medida em que nos ocupamos menos da carne e mais do espírito. Na prática esta é uma ressurreição progressiva na vida do crente, na medida em que caminha com Cristo. A terceira é a ressurreição gloriosa, à última trombeta, quando vier o Senhor, que é a primeira das duas grandes ressurreições coletivas. É quando será ressuscitado o corpo. Também em Apocalipse 20:6 diz:"Bem aventurado e santo o que tem parte na primeira ressurreição; a segunda morte não tem autoridade sobre eles, senão que serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele os mil anos".A diferença baseia-se em que a segunda morte é condenação eterna, e sofrer dano da segunda morte, é só uma disciplina temporária, durante a dispensação do milênio.Se alguém não é purificado em sua alma nesse tempo, o será na era vindoura, durante o tempo do reino milenar, para que na eternidade possamos estar com o Senhor, e sermos santos como Ele é Santo. Há coisas no crente carnal que estão de baixo da maldição em Adão, que devem ser tiradas, agora ou quando o Senhor vier e julgar à Igreja.

Note que Paulo havia sido salvo eternamente quando ainda era um perseguidor da Igreja, após a visão que teve de Jesus cristo; e ele sabia isso. Mas foi chamado a um trabalho, não para ser salvo, senão para fazer a obra de Deus e poder entrar no reino. Ao analisar o capítulo 9 de 1 Coríntios, vemos que Paulo se refere a seu trabalho em relação com o reino, e no versículo 17 fala de que terá recompensa; no 18 fala de galardão; no 24 fala de prêmio; no 25 fala de receber uma coroa incorruptível. A manifestação do reino dos céus será para os cristãos a manifestação de uma recompensa. Não obstante, nos versículos 26 e 27 diz:"26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado".Isto de ser eliminado ou reprovado, tem a conotação de ser desqualificado, recusado ante o tribunal de Cristo, não digno de receber o prêmio, ainda que houvesse sido salvo eternamente por graça mediante a fé em Cristo.Já temos dito que uma coisa é a vida eterna e outra é a coroa da vida. A vida eterna se recebe como um presente de Deus e a coroa da vida depende de nossas obras. A coroa da vida somente a recebe quem for fiel até a morte, o vencedor. Assim também encontramos o oposto à vida eterna, ou seja, A morte eterna, a segunda morte, o que a sua vez é diferente ao dano da segunda morte. Então, quando, em que tempo, se recebe a coroa da vida? Quando o Senhor vier, quando nos reunirmos com Ele nas nuvens e começar Seu tribunal para julgar à Igreja e se dê início à idade do reino dos céus, o milênio, e isso se traduz em que o vencedor há de reinar com Cristo no reino de Deus. Simultaneamente, o derrotado, o crente que não é fiel até a morte, ainda que não perca a sua salvação, entretanto, não recebe a coroa da vida, senão que durante o milênio a tem perdida e é submetido a sofrer o dano da segunda morte, que pode ser uma espécie de "corretivo" nas trevas exteriores." 25 Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. " (Mt. 16:25).O homem natural, morto espiritualmente, pela graça de Deus, e mediante a fé no Senhor Jesus, recebe a vida eterna. Posteriormente, quando voltar o Senhor, recebe a coroa da vida, sempre e quando for vitorioso, fiel até o ponto de estar disposto a dar sua vida pelo Senhor.

4 comentários:

  1. Irmãos, esclareçam-me por favor uma dúvida: Pelo que entendi, os irmãos afirmam que todos os crentes serão julgados no tribunal de Cristo. Ora, sabemos que o tribunal de Cristo será instaurado após o arrebatamento, certo? ora, se tal julgamento será após o arrebatamento, logicamente que os que forem julgados deverão ter sidos arrebatados anteriormente.Logo,como entender o fato de alguém ser julgado e condenado para as trevas exteriores sendo que tal pessoa foi arrebatada antes e, sendo assim, conforme disse Paulo, experimentou a transformação imediata(incorruptibilidade) no ato do arrebatamento? Acredito que, o fato de alguém ter sido arrebatado, implica em que sobre este não poderá haver condenação. Do contrário, não seria arrebatado.Como entender isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão a sua dúvida é relevante. Em II Tm.4:1 está escrito: Conjuro-te perante Deus e Jesus Cristo que há de julgar vivos e mortos,pela sua MANIFESTAÇÃO e pelo seu REINO. Tanto a sua manifestação(2 vinda)como o seu reino se dão depois do arrebatamento da igreja.Esse julgamento do tribunal de Cristo é um julgamento somente para os salvos em Cristo Jesus, esse julgamento não é para a salvação ou perdição, mas é para julgar as obras, como os talentos,e as minas. Como está escrito em 1Cor.3:11-15 Durante o tribunal de Cristo, aqueles que forem aprovados irão reinar com Cristo e os que forem reprovados Lc.12:45-46 irão ser disciplinados e não reinarão com Cristo durante os mil anos, pelo contrário irão ser disciplinados e ficarão fora da esfera da glória do reino,mas não perderão a salvação, porque ela é um dom gratuito de Deus.Os que forem aprovados não passaram pela grande tribulação pois serão arrebatados antes(Ap.3:10)

      Excluir
  2. Paz do Senhor.

    "Acredito que o fato de alguém ter sido arrebatado implica em que sobre este não poderá haver condenação. Do contrário, não seria arrebatado. Como entender isso?"

    Minha opinião sobre isso: Vejo que o irmão acredita num arrebatamento ANTES da grande tribulação. Porém, a evidência bíblica indica que TODOS os cristãos vivos nessa época passarão por ela.
    Por isso, depois da grande tribulação, crentes fiéis e infiéis serão arrebatados para serem julgados pelo Senhor.
    Esse julgamento definirá a recompensa deles: os fiéis receberão grande glória, os infiéis sofrerão pranto e ranger de dentes, porque sua glória será pequena. Seu sofriemnto será perceber que desperdiçaram suas vidas, sendo no fim os menores no Reino dos Céus.
    Leia o artigo "Vem com as Nuvens" do irmão Gino Iafrancesco que, como leitor deste blog, recomendo.
    Um abraço. Jesus é o Senhor!

    ResponderExcluir
  3. leiam a biblia,e peçam orientaçao ao ESPIRITO SANTO,POIS É ELE QUEM IRÁ EXPLICAR,E TIRAR NOSSADÚVIDAS,E NAO LIVROS COMUNS ESCRITOS POR HOMENS,OU SEJA HOMENS , QUE TAMBEM PRECISAM DE EXPLICAÇAO,POIS O APOCALIPSE,NAO É UM LIVRO QUE EXIISTEM ALGUÉ COM TOTAL ENTENDIMENTO,MAS QUANDO PEDIMOS A DEUS O SABER , ELE NOS DÁ.É TEMPO DE SALVAR,E NAO ESTUDAR,COMO VAI SER,OU DEIXAR DE SER,O IMPORTANTE É CRER,E BUSCAR VIDAS PARA SEREM SALVAS.

    ResponderExcluir