Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- Nossa justiça subjetiva

Somos chamados a ser a imagem de Cristo. Como se consegue isso? Deus tem um nível de vida que quer que nós vivamos, mas acontece que nós não podemos viver. Não temos essa capacidade; não podemos viver o nível de vida exigido por Deus. Só Cristo pode viver. Cristo vive esse nível de santidade, de obediência, de fidelidade, de sofrimento. Cristo é tido às vezes como um modelo para nós, mas nós não temos capacidade para imitá-lo; ninguém pode imitar a Cristo. Cristo é o nível de vida para o cristão normal, o vencedor. Então, quem pode satisfazer esse nível de vida de Deus? O único que pode satisfazer essa demanda de Deus é Cristo; de maneira que se não é Cristo vivendo Sua própria vida em ti, tu nunca o lograrás. Diz Paulo em Gálatas 2:20: " logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim ".Isso de que há crentes que não pecam, não tem respaldo bíblico nem se cumpre na vida real. Todos somos pecadores, de modo que por nós mesmos não podemos satisfazer a expectativa de Deus. O que fazer? Nosso eu deve morrer; é necessário que seja Cristo vivendo em nós. Não se trata que eu viva como Cristo, que o imite, e sim que Cristo esteja vivendo Sua vida em mim. "Porquanto, para mim, o viver é Cristo" (Fp.1:21), dizia Paulo; não minha própria vontade, nem a lei, nem os ritos, nem as obrigações religiosas, nem meu mérito depende de que seja membro de determinada religião; meu viver é Cristo, porque Ele e eu somos uma só pessoa; "não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé" (Fp 3:9); ou seja, se meu viver é Cristo, não agrado a Deus por guardar alguma lei, nem por meus esforços pessoais, senão por uma união orgânica com Cristo por meio de nossa fé Nele.Em Apocalipse 19:8 fala dos atos de justiça dos santos. Ali diz: "pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos ". Estes atos de justiça dos santos vencedores são subjetivos; isto só se logra pela vida de Cristo no crente. Diz em Mateus 6:33: "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". A vida eterna se recebe pela fé, pela graça de Deus em Cristo, mas o reino se obtém cumprindo uns requisitos exigidos pela justiça do Pai. O reino de Deus tem seus próprios princípios, muito mais estritos que os da antiga lei mosaica, a praticada pelos escribas e fariseus. Diz em Mateus 5:20: "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus". Esta é nossa justiça subjetiva, relacionada com nossa íntima comunhão com Cristo em nós. Quem quer participar no reino dos céus, isso depende de sua própria vontade, que esteja disposto a permitir ao Espírito Santo que trabalhe para que, uma vez perdida a nossa alma aqui, possamos começar a viver a realidade do reino desde agora. Para participar no reino futuro, é necessário estar participando desde agora em obedecer seus princípios.A vida religiosa dos fariseus aparece nas Escrituras revestida de aparência de piedade. Trata-se de meras vestiduras religiosas. A hipocrisia se costuma revestir de aparência de piedade. A Escritura fala da manifestação nos últimos tempos de homens amadores de si mesmos; e por certo serão religiosos, porque 2 Timoteo 3:5 diz que "tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.". O que acontecerá com os crentes com aparência de piedade? Isso o contesta Mateus 7:21-23: "21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade".Note que para entrar no reino dos céus temos que fazer a vontade do Pai celestial; não uma mera aparência. Se não obedecemos, ou simplesmente nos deleitamos em fazer nossa própria vontade, não seremos aprovados no dia do Senhor. Há um afã desmedido por crescer em muitas coisas, mas o verdadeiro crescimento espiritual experimentamos na medida em que minguamos.Por que Deus nos tem escolhido? Diz a Escritura: "Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade" (2 Ts. 2:13).
"4 assim como nos escolheu nele (Cristo) antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade " (Ef 1:4-5). Deus Elege as pessoas porque encontra nelas algo especial? Não; em nossa eleição o que entra em jogo é a vontade e a graça soberanas de Deus. Deus é amor, e esse amor se põe em ação por sua misericórdia, vendo o homem perdido, e manifesta sua graça em Cristo produzindo nossa salvação. Deus tem misericórdia de quem quer ter misericórdia; Ele é soberano. Primeiro elege a Isaque ao invés de Ismael; logo a Jacó ao invés de Esaú; e o Senhor escolhe a Jacó com conhecimento de que ia ser uma pessoa supremamente egoísta; entretanto, lhe dá as promessas, o aperfeiçoa (Fp 1:6) e faz dele um instrumento espiritual (Jo 6:39).A nós nos conheceu em forma especial desde o princípio, e nos predestinou; chegado o momento nos chamou, nos justificou por Seu Filho e por último nos glorificou. Agora vive em nós e quer engrandecer-se em cada um de nós. Quando Cristo se engrandece em ti, é porque tua vida é iluminada por Deus, e começas a ver as coisas como Deus as vê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário