Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- Grandes revelações no livro de Daniel

O caso, pois, é que a partir do cativeiro de Babilônia, Israel não voltou a ser livre até sua destruição total pelos exércitos do Império Romano, no ano 70 do primeiro século. Sucessivamente na história, Israel esteve sob o jugo das grandes potencias que tem dominado o mundo. Deus se revelou com luxo de detalhes a um profeta exilado na Babilônia, um homem temeroso de Deus que havia sido levado com os primeiros cativos. A revelação está contida nos capítulos 2 e 7 do livro de Daniel. Mesmo quando eles regressassem à sua terra, não seriam de todo livres, pois Deus não tinha a intenção de por no trono a homem comum algum, senão a seu próprio Filho. Vejamos, pois, como Deus revela a este profeta o curso total da história até estabelecer Deus plenamente Seu reino nesta terra, conforme Seu propósito original antes da criação de Adão. Deus lhe deu toda a autoridade, autonomia e poder a Adão, mas como Adão falhou, Ele se propôs estabelecer a alguém que não falhe jamais. O rei que virá já tem toda a potestade da parte de Deus.*(2)
*(2) Cfr. Mateus 28:18

Nos capítulos 2 e 7 do livro de Daniel há uma revelação sob os enfoques. Um (capítulo 2) é feito em parte a um rei pagão; digo em parte, porque Nabucodonosor não teve conhecimento de fato até que o profeta de Deus o revelou. Tenhamos em conta que o rei havia esquecido o sonho, e o profeta o desconhecia; só o soube depois que Deus o revelou. De maneira que a verdadeira revelação daquele sonho, Deus fez ao profeta. E há uma segunda parte, um segundo ponto de vista revelado diretamente ao profeta, que se encontra no capítulo 7. No capítulo 2 a revelação começa de acordo com o ponto de vista do homem. O homem só vê a majestade que em torno de si mesmo se cria, a glória que a si mesmo se dá ou lhe outorgam os demais; glória efêmera envolta em vanglória. Mas Deus vê a realidade intrínseca das coisas; Deus vê o bestial que é a glória e o governo do homem. No capítulo 2 vemos uma imagem apoteótica; no capítulo 7 Deus revela esses mesmos impérios mundiais, mas representados em uma sucessão de bestas, como o que realmente tem sido.
O rei Nabucodonosor recebe a revelação em um sonho, mas o sonho se esquece. Isso Deus permite a fim de que nenhum mago especule e faça crer o rei em uma interpretação mentirosa e acomodada. Este rei era um indivíduo mui centrado em si mesmo e em sua glória terrena; ele pensava na grandeza da Babilônia, nesses palácios e jardins maravilhosos, em seu poderoso exército, em suas futuras conquistas e domínios, etc. Ele estava preocupado pelo que seria de tudo isso, quantos anos estaria governando, quem veria depois dele, e como aconteceriam todas essas coisas. Ele ostentava a coroa de um império mui brilhante. Imagino que vivia pensando naquilo dia e noite. É possível que o profeta Daniel também se inquietasse com o futuro de seu povo. Então Deus deu um sonho ao rei revelando-lhe o futuro, mas também ao profeta. Depois de haver sido chamados e consultados todos os caldeus, astrólogos, magos e videntes que rodeiam um poderoso governante oriental, e ante a impossibilidade destes de adivinhar e interpretar o sonho do rei; iam ser levados à morte. Daniel solicitou que não matassem a estes senhores e que lhe dessem um tempo a ele para mostrar a interpretação ao rei. Depois de haver orado e recebido a revelação da parte de Deus, Daniel se apresentou diante do rei, glorificando a Deus. Diz a Palavra de Deus no livro do profeta Daniel, capítulo 2:
" 27 Respondeu Daniel na presença do rei e disse: O mistério que o rei exige, nem encantadores, nem magos nem astrólogos o podem revelar ao rei;28 mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias. O teu sonho e as visões da tua cabeça, quando estavas no teu leito, são estas:29 Estando tu, ó rei, no teu leito, surgiram-te pensamentos a respeito do que há de ser depois disto. Aquele, pois, que revela mistérios te revelou o que há de ser.30 E a mim me foi revelado este mistério, não porque haja em mim mais sabedoria do que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses as cogitações da tua mente".
Os reinos terrenos e o curso da história
A continuação o profeta Daniel continua com a interpretação do sonho de Nabucodonosor, dizendo-lhe:
" 31 Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua (porque Nabucodonosor havia se esquecido do sonho). esta, que era imensa e de extraordinário esplendor, estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.32 A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços, de prata, o ventre e os quadris, de bronze;33 as pernas, de ferro, os pés, em parte, de ferro, em parte, de barro.34 Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou ".
Deus mostra a Nabucodonosor quatro grandes impérios que dominariam ao mundo civilizado até o fim da história, e se estabeleceria definitivamente o reino de Deus sobre a terra, cujo glorioso Rei está representando aqui por uma pedra que cairia do céu, a qual destruiria todo o reinado de Satanás sobre a terra. A pedra foi cortada não com mão. As coisas de Deus não se realizam por iniciativa humana, por projetos idealizados pelos homens, e menos o relacionado com o estabelecimento de Seu Reino, por muito magníficos que nos pareçam. Deus tem um plano eterno, incomovível e verdadeiro; plano que aparece na Palavra e que nos revela por Seu Espírito. A Palavra de Deus não admite reformas humanas. Todo o escrito terá seu cumprimento. Tudo está registrado no livro sagrado.
" 35 Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios (aqui vemos que Deus esmiúça toda a glória e os propósitos dos homens). Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra ".
Essa é a pedra angular de que fala Pedro. Deus é quem põe os reis e os tira, e dá aos homens autoridade para que reinem. O presidente Álvaro Uribe Vélez acaba de ganhar as eleições para seu segundo período devido a que Deus lhe deu essa autoridade. É Deus quem lhe concede prolongar seu mandato. Segue dizendo Daniel ao rei:
" 36 Este é o sonho; e também a sua interpretação diremos ao rei.37 Tu, ó rei, rei de reis, a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória;38 a cujas mãos foram entregues os filhos dos homens, onde quer que eles habitem, e os animais do campo e as aves do céu, para que dominasses sobre todos eles, tu és a cabeça de ouro".
Babilônia. Israel se aparta de Deus em face à idolatria; Deus já não era levado em conta ali, e Deus decide transferir o domínio da terra às mãos dos gentios, e por causa do cativeiro, essa transferência recaiu na pessoa de Nabucodonosor. Babilônia então veio a ser essa cabeça de ouro. A Palavra de Deus revela que Babilônia foi o império mais brilhante e glorioso que tenha existido em toda a história da civilização. Não o mais poderoso, pois à medida que foram sucedendo-se esses impérios mundiais, se iam degradando e perdendo seu brilho de glória, mas paradoxicamente nessa mesma proporção iam ganhando em força e poder. Na grande estátua do sonho, depois da cabeça de ouro (Babilônia) seguia o peito e os braços de prata, logo seu ventre e suas coxas de bronze, suas pernas de ferro, e por último, seus pés de ferro e de barro cozido. Os materiais dessa estátua iam se degradando à medida que descia à terra. É algo que parece contraditório, mas é a realidade. Os homens, na medida em que adquirem mais força e poder, mais se degradam moralmente, e seu coração se desliza mais em face à corrupção e a crueldade.
" 39 Depois de ti, se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra ".

Media e Pérsia. Que poder mundial surgiu depois de Babilônia? Uma colisão dos medos e os persas (os dois braços da estátua unidos pelo peito) tomaram o poder mundial e derrotaram a Babilônia. Eram menos brilhantes, contudo mais poderosos em força. A prata tem menos valor e preciosidade que o ouro, mas é mais forte.

Grécia. Depois se levantou um terceiro grande império, Grécia, em mãos de um jovem macedônio chamado Alexandre, mais conhecido na história como Alexandre O Grande, filho de Filipos, rei da Macedônia, quem no curto lapso de dez anos chegou a conquistar e dominar o mundo; e depois de sua morte seu grande império foi dividido e prolongado por seus quatro grandes generais do estado maior, estendendo e implantando pelo mundo a cultura helenística, usada por Deus inclusive para a expansão do evangelho.

Império Romano
" 40 O quarto reino será forte como ferro; pois o ferro a tudo quebra e esmiúça; como o ferro quebra todas as coisas, assim ele fará em pedaços e esmiuçará".
A Babilônia chegou ao fim; o mesmo sucedeu aos medo-pérsas; aos gregos também chegaram ao fim de seu poderio por meio da incursão de um quarto reino muito poderoso, porém extremadamente sanguinário, chamado Roma. Recordem irmãos, que o império romano está representado pelas duas pernas de ferro da estatua. Roma foi um império com duas capitais: Roma propriamente dita, na parte ocidental, e Constantinopla na parte oriental. E houve um prolongado tempo em que foram suas capitais simultaneamente. Esta circunstancia serviu para sua posterior degradação. Tem sido o império mais cruel e sanguinário da história.
" 41 Quanto ao que viste dos pés e dos artelhos, em parte, de barro de oleiro e, em parte, de ferro, será esse um reino dividido; contudo, haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo.42 Como os artelhos dos pés eram, em parte, de ferro e, em parte, de barro, assim, por uma parte, o reino será forte e, por outra, será frágil.43 Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão mediante casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro".

2 comentários:

  1. Gostaria de sugerir um link onde pode-se fazer download do livro de daniel
    http://airtonbc.wordpress.com/category/religiao/

    ResponderExcluir
  2. sugestao infeliz ja que estamos falando de cristo e de seus ansinamentos e revelaçao e nao de uma comparaçao mesquinha entre ierarquia da igreja catolica e a igreja crista.....

    ResponderExcluir