Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Cap Os Vencedores e as Obras- (2ª Parte)

As quatro etapas da obra de Cristo

O Senhor está edificando sua casa; esse é seu grande propósito. E para isso Deus tem se revelado por etapas. Na Bíblia vemos um processo ascendente dessa revelação divina ao homem. No começo, quando o homem pecou, Deus disse (à serpente): "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." (Gn. 3:15). Aí aparece um começo de revelação de Deus para o curso da história e da economia divina. Essa serpente antiga se tem feito sentir na história da humanidade, e tem se desenvolvido tanto que chegou a ser um grande dragão com sete cabeças e dez chifres. Mas Deus também vem desenrolando seus propósitos; e formou para si a nação de Israel, por meio da qual manifesta-se ao mundo e dá testemunho de sua unidade, de seu poder, de sua palavra, de seus propósitos eternos, e da encarnação de Seu Verbo. Enquanto à manifestação do Filho de Deus, o Salvador, podemos ver quatro etapas definidas:
Primeira etapa. O Verbo divino estava com o Pai (Jo1:1,2); com Ele estava eternamente. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.2 Ele estava no princípio com Deus ".
Segunda etapa. Historicamente encarna por obra do Espírito Santo em uma mulher hebréia de uma família oriunda de Belém, descendentes do rei Davi. "14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai". ( Jo 1:14) " 20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles " (Mt. 1: 20-21). Cresceu como homem, é batizado, exerce seu ministério público.
Terceira etapa. Submete-se à morte na cruz, é sepultado e ressuscita ao terceiro dia; foi ascendido e glorificado. " Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. " (1 Co. 15:3-4). "Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus" (Hb. 10:12).
Quarta etapa. Seu Espírito desce a morar em nós os crentes. " 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós" (Jo. 14:16-17). " Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem" (At. 2:4). "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Co. 3:16). Isto se reflete tanto no judaísmo como no cristianismo.

1. Para os judeus ainda não veio o Messias; se pode dizer que eles seguem na primeira etapa. Os judeus crêem que virá um Messias, mas não Deus encarnado.

2. Com relação aos católicos romanos, eles não sentem que são moradas de Deus. É algo completamente alheio a sua prática religiosa e ritual. Seus sacerdotes e teólogos vivem e ensinam a segunda etapa.

3. As organizações cristãs denominacionais em geral vivem a terceira etapa. Com freqüência pedem que desça o Espírito Santo sobre eles.

4. Mas há um grupo de irmãos que vivem na quarta etapa. Somos morada de Deus no Espírito. Agora Cristo está se formando em nós; Ele é nosso Senhor e Salvador, logo a Ele pertencemos, e tem vindo a morar dentro de nós, em nosso espírito. Isso significa que temos crido em Cristo como o fundamento da edificação da casa de Deus; mas o que havia em nós antes de que isso ocorresse? Se éramos religiosos, em que etapa estávamos? Para poder edificar sobre o único fundamento, primeiro tem que se destruir o que antes havia, derrubar o velho, tanto a nível pessoal como no institucional.Por exemplo em Marcos 13:1,2 diz: " 1 Ao sair Jesus do templo, disse-lhe um de seus discípulos: Mestre! Que pedras, que construções!
2 Mas Jesus lhe disse: Vês estas grandes construções? Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada".
Talvez os discípulos esperassem que Jesus falasse algo elogioso do que Herodes havia construído e embelezado; mas não; para poder edificar a igreja tem que se derrubar o judaísmo; e não somente ao judaísmo, senão também a todos os sistemas que tem se desviado do verdadeiro modelo da igreja bíblica. Esse antigo templo de Jerusalém já não podia dar morada a Deus, pois já se tratava somente da sombra ou a maquete do que é o verdadeiro edifício (Hb 8:5: 10:1)." Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós" (1 Co. 3:9).

Quando Paulo disse “nós” referia-se aos apóstolos, neste caso como os mestres de obra. "1 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo" (Ef. 4:11,12). Nessa edificação da casa de Deus, cada santo tem alguma responsabilidade. Por que somos colaboradores de Deus? Porque fazemos parte da casa de Deus, somos moradas de Deus e templo de Deus. "16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado " (1 Co. 3:16).
Destruir o templo de Deus é dividi-lo. Ao entender uma pessoa que somos o corpo de Cristo e templo de Deus, pode ver a realidade dessa unidade, mas se busca a divisão, a está destruindo. O Senhor está edificando sua Igreja, O fundamento já está posto, é Cristo; uma pessoa já tem o fundamento quando tem recebido a Cristo pela fé. E estamos "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular" (Ef. 2:20). No Novo Testamento nós somos edificados tanto individual como corporativamente. Somos um corpo e formamos o templo do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário