Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Cap 2- Os Vencedores e a Cruz- 2ª (Parte)

Novidade de vida

Diz Romanos 6:4:
"Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida".
O contexto do capítulo 6 de Romanos nos fala do batismo em sua dupla conotação de ser introduzidos dentro do Corpo de Cristo pelo Espírito e o de ser identificados com Cristo mediante o batismo nas águas. Em quê nos identificamos com Cristo? Somos submersos em Cristo para que sejamos parte Dele, depois de haver sido tomados de nossa antiga posição no mundo de pecado e de trevas; agora somos um com Ele em Sua morte e ressurreição. De Adão, de onde havíamos nascido, somos trasladados pelo batismo a nossa nova posição em Cristo; e ao ser batizados em Sua morte, essa morte nos separa do mundo, nos liberta de toda a força de nossa velha natureza com sua vida natural implícita, de nosso ego, de nossa carne, do poder satânico das trevas; ou seja, tem cortado esse cordão umbilical que nos unia a nossa velha história e seus enredos, pois agora participamos com o Senhor de Sua ressurreição. É nossa primeira ressurreição, a do espírito, que se traduz em novidade de vida.Os versículos 4 e 6 nos falam de que nosso velho homem foi crucificado com Cristo, de maneira que participamos também de Sua sepultura pelo batismo, e logo experimentamos uma ressurreição, que é uma novidade de vida; passamos a ser parte do novo homem, que é Cristo; historicamente chegamos a ser novas pessoas, porque esta primeira ressurreição do crente agora também é subjetiva, nosso espírito passou da morte à vida. Mas logo vem um processo de ressurreição em nossa alma, em nossa vida atual; até alcançar viver uma vida de ressurreição, uma morte do velho homem herdado de Adão, até que a sua vez nossa alma passe da morte à vida. Nesse processo vamos experimentando como espécie de uma transformação progressiva pelo Espírito, de tal maneira que cada dia nos vamos conformando mais à imagem do Filho de Deus. É uma verdadeira metamorfose.Nossa primeira ressurreição é um ato histórico, e nossa segunda ressurreição é um processo atual no qual não podemos ficar estancados, pois se trata de desenvolver nossa novidade de vida; buscar que essa novidade de vida reine em nós e se expresse. Não só no batismo nos identificamos com Cristo, senão que o batismo é só o começo dessa identificação. À medida que crescemos em nosso processo atual de novidade de vida, mais nos identificamos com o Senhor Jesus e nossa ressurreição dará testemunho de quem somos, e o Senhor se expressará através de nós. Diz o verso 5:

"Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição".
O Senhor Jesus, como o grão de trigo, teve que morrer para poder dar fruto; e nós, como o grão de trigo, estamos mortos com Ele, e como estamos unidos com Ele organicamente, se produz um crescimento. Vemos na agricultura que o broto que foi enxertado em uma árvore, participa da vida, da seiva e das características da árvore. Nós agora pelo batismo somos plantados juntamente com o Senhor; somos enxertados Nele, de maneira que participamos de tudo o que Ele tem experimentado: Sua morte, Sua sepultura, Sua ressurreição. Em Romanos 11:24 diz que fomos cortados da oliveira brava (Adão) e enxertados na boa oliveira, na oliveira cultivada (Cristo).O batismo é uma semelhança na qual participamos de tudo o que Cristo é e tem experimentado, mas tendo em conta que toda essa experiência é um processo atual. Recorde-se que tudo o de Deus, incluída Sua salvação, Sua vida em nós, Suas promessas, tudo se recebe pela fé, e se lhe da autonomia.Pois bem, na medida em que o Espírito Santo me revela o valor que tem para Deus o sangue vertido por Cristo em meu benefício, Sua morte substituta e Sua ressurreição, poderei eu ter consciência da importância de levar minha cruz e viver a ressurreição em novidade de vida. Ao nascer de Adão, recebemos tudo o que é de Adão; ao nascer em Cristo, recebemos e participamos de tudo o que é de Cristo; não obstante, devemos ter em conta que em Adão nascemos sendo pecadores, o que se chama o "velho homem", e que o sangue de Cristo me lava de todos os meus pecados, mas se faz necessária a cruz para que esse velho homem seja crucificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário